Pantanal +10

O projeto ‘Pantanal +10’ acompanha a situação dos pantaneiros, o impacto ambiental com a expansão agrícola e pecuária, o garimpo e os reflexos das mudanças climáticas. Para responder à questão: ‘Que futuro queremos para o Pantanal?’, o fotógrafo José Medeiros propôs-se a retratar as transformações do bioma durante 10 anos (2020 a 2030), articulando artistas, empresários, ambientalistas e movimentos sociais em um esforço coletivo para proteger a diversidade biológica e cultural da maior planície alagável do planeta.

Pequena África Pantaneira é uma iniciativa que se dedica à documentação e valorização do patrimônio natural e cultural do povo preto do Pantanal. Surgiu a partir do documentário Terra de Preto, em homenagem ao Mestre Nezinho, do Quilombo de Mata Cavalo. O programa visa articular associações, comunidades, lideranças e iniciativas presentes nos territórios quilombolas da planície Pantaneira e através de de projetos independentes e conectá-los em rede para potencializar ações de geração de renda, registro e valorização patrimônio quilombola. 

Projeto de mapeamento focado no levantamento e documentação do patrimônio natural e cultural de Mato Grosso, com o objetivo de identificar, registrar e divulgar locais e atividades de interesse cultural e turístico. Voltado para a preservação da memória e promoção do patrimônio, facilitando o acesso às informações sobre práticas, conhecimentos, saberes e tradições locais. Os mapas produzidos localizam esses espaços e capturam as relações, memórias e significados que os conectam à comunidade, fomentando a valorização do patrimônio.

Conecta Quixin é um intercâmbio cultural, com troca de experiências que  resultam a conexão dos povos originários, representados pelas Mulheres Indígenas do médio Xingu; etnia Ikpeng e os povos de Matriz Africana representados pelos quilombolas da comunidade de Mata Cavalo e o Coletivo Herdeiras do Quariterê de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Mestres da cultura popular são indivíduos que se distinguem como detentores e transmissores de conhecimentos e práticas inerentes à cultura tradicional de transmissão oral. Estes mestres são reconhecidos por suas comunidades, não apenas pelo domínio de saberes específicos, mas também pela habilidade de ensinar e perpetuar esses saberes através das gerações. Eles desempenham um papel crucial na manutenção da memória, da identidade e da ancestralidade de seu povo, contribuindo significativamente para a preservação e a continuidade das expressões culturais tradicionais.

Transformando histórias em projetos

Nossos projetos enfatizam a importância da cultura popular e dos territórios tradicionais, fortalecendo as vozes das comunidades marginalizadas e garantindo que suas histórias e tradições sejam preservadas e transmitidas às futuras gerações. Atuamos na defesa de direitos sociais, culturais, ambientais e educacionais, com ênfase especial em minorias étnicas, comunidades vulneráveis e artistas. Assumimos o compromisso de proteger e celebrar o patrimônio material e imaterial do nosso país.