Rede Ponto de Cultura

Conecta Quixin

Conecta Quixin é um intercâmbio cultural, com troca de experiências que  resultam a conexão dos povos originários, representados pelas Mulheres Indígenas do médio Xingu; etnia Ikpeng e os povos de Matriz Africana representados pelos quilombolas da comunidade de Mata Cavalo e o Coletivo Herdeiras do Quariterê de Vila Bela da Santíssima Trindade.

Ano de Realização: 2023

O projeto cultural Conecta Quixin, uma iniciativa da associação privada e sem fins lucrativos A Casa do Centro, foi realizado entre os dias 8 e 30 de novembro de 2023 no Espaço Fuzuê, localizado na Praça da Mandioca. Este projeto se dedicou à promoção da defesa dos direitos sociais, culturais, ambientais e educacionais de minorias étnicas e artistas em situação de vulnerabilidade, com o intuito de preservar a memória ancestral e as identidades diaspóricas – o patrimônio histórico, material, imaterial e natural para as futuras gerações.

O Conecta Quixin promoveu um intercâmbio cultural enriquecedor através da troca de experiências entre os povos originários do médio Xingu, especificamente a etnia Ikpeng, e os povos de Matriz Africana representados pelos quilombolas da comunidade de Mata Cavalo e o Coletivo Herdeiras do Quariterê de Vila Bela da Santíssima Trindade. O projeto visou também fomentar o desenvolvimento socioeconômico e sustentável, reconhecendo e apoiando artistas de diversos segmentos e linguagens culturais através de atividades gratuitas que estimularam os processos criativos.

A programação do Conecta Quixin teve início no dia 8 de novembro, com o lançamento do projeto e a exposição Conecta Quixin, que apresentava uma variedade de temáticas em esculturas, fotografias, artesanato, cestarias, esteiras e a exposição individual “Corpus” do artista plástico Aleixo Cortêz. 

 

Nos dias subsequentes, o projeto ofereceu uma diversidade de atividades culturais, incluindo pocket shows, sessões de curtas-metragens, oficinas culinárias e artesanais, imersões fotográficas, workshops teatrais e muito mais, proporcionando uma plataforma para a experimentação musical, a valorização dos saberes e sabores de matriz africana, e a exploração de práticas decoloniais através do teatro e da performance.

O evento culminou em 30 de novembro com uma feira cultural, um leilão beneficente cuja renda foi revertida em favor do artista plástico Aleixo Cortêz e a leitura dramatizada da peça “A Ducha, Um Intruso no Reino Pelve”, seguido pelo encerramento do projeto. O Conecta Quixin, ao reunir um coletivo de produtores culturais, artistas, profissionais de diversos setores, agitadores culturais, membros da comunidade LGBTQPI+, indígenas e quilombolas, transformou histórias em projetos reais que reforçam a política estadual de cultura da Rede Pontos de Cultura.

Este projeto foi selecionado no Edital de Seleção Pública 05/2022 Rede Pontos de Cultura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer/SECEL MT e o Governo de Mato Grosso, com o propósito de fomentar a política estadual de cultura.